Eletrocardiograma: para que serve esse exame?

Eletrocardiograma é um exame básico e inicial que avalia a saúde cardiovascular do paciente e aponta algumas anormalidades cardíacas, caso existam. 

Também é chamado de ECG ou eletrocardiografia, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

Doenças cardíacas

É um exame solicitado pelo cardiologista para acompanhar a melhora ou piora de algumas doenças, uma vez que é capaz de diagnosticar 90% das doenças cardíacas.

As principais doenças diagnosticadas através do eletrocardiograma são:

🖤Irregularidades no ritmo cardíaco;

🖤Aumento de cavidades cardíacas;

🖤Patologias coronarianas;

🖤Infarto do miocárdio;

🖤Distúrbios na condução elétrica do órgão;

🖤Problemas nas válvulas do coração;

🖤Pericardite – Inflamação da membrana que envolve o coração;

🖤Hipertrofia das câmaras cardíacas – átrios e ventrículos;

🖤Doenças que isolam o coração – derrame pericárdico ou pneumotórax;

🖤Infarto em situações emergenciais;

🖤Doenças genéticas,

🖤Doenças transmissíveis (Doença de Chagas).

Esse exame também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições se fazem presentes, como por exemplo:

  • Pressão alta ou hipertensão;
  • Colesterol alto;
  • Tabagismo;
  • Diabetes,
  • Histórico familiar de doença cardíaca precoce.

Além disso, o exame também pode monitorar se dispositivos mecânicos implantados no coração estão funcionando, tais como marca-passos, e se o uso de determinados medicamentos está causando efeitos colaterais no coração.

Como é feito o ECG?

O eletrocardiograma é um exame rápido, simples e indolor. Os impulsos elétricos do seu coração são registrados em um pedaço de papel.

Durante a realização do exame, o paciente fica deitado, em repouso por 5 minutos antes do procedimento, para que o resultado não sofra influência de fatores externos, tais como atividades físicas ou uso de cigarros.

Em seguida, os eletrodos são colocados na parede torácica anterior (região frontal do peito), nos punhos e tornozelos.

O eletrocardiógrafo é ligado e conectado aos eletrodos por meio de fios que registram a atividade elétrica do coração, gerando imagens lineares em ondas que demonstram um padrão. Essas ondas recebem uma denominação específica e têm um significado reconhecido pelo médico cardiologista.

Tempo de duração e resultado do exame

Aqui na Mobimagem, seu exame ECG é realizado em até 15 minutos e o laudo entregue em até 24 horas após a realização do mesmo!

Conforto, comodidade e qualidade para facilitar o seu dia-a-dia.

Conte conosco!

Siga nossas redes sociais.

Deixe um comentário